Assembleia de Deus Belém – Sede

112 Anos de História

CEMP/CPAD

 Dois jovens suecos, sem se conhecerem pessoalmente, deixaram seu país de origem, em datas diferentes, e foram para os Estados Unidos em busca de um bom emprego, motivados pela “febre” do dólar, com o intuito de ganhar muito dinheiro. Eles já eram evangélicos, pertencentes à Igreja Batista da Suécia. Seus nomes são Daniel Berg e Gunnar Vingren. Eles viveram em estados diferentes na América do Norte.

Gunnar Vingren soube do avivamento pentecostal em Chicago, e dirigiu-se àquela cidade, a fim de tirar suas dúvidas. Diante do que viu, creu e foi batizado com o Espírito Santo. Em uma convenção batista, conheceu Daniel Berg, que também recebera o Dom da Promessa. Os dois estreitaram uma singela amizade, sem saberem que Deus os reservara para serem missionários no Brasil, onde fundaram a maior denominação evangélica da atualidade.

Em uma reunião de oração, o jovem Olof Uldin contou a visão que teve, de que Jesus lhe mostrara o nome Pará, local para onde enviava Daniel Berg e Gunnar Vingren, a fim de pregarem o Evangelho, um Estado no Norte do Brasil; a região, naquela época, a mais inóspita de nosso País, a fim de transmitir a mensagem pentecostal do mais difícil para o mais fácil, para não desistirem da chamada missionária.

Os dois despediram-se da igreja em Chicago, quando os irmãos levantaram uma oferta, suficiente apenas para chegarem a Nova Iorque, onde encontraram um senhor que lhes deu um envelope que continha 90 dólares, o necessário para comprarem as passagens para a cidade de Belém do Pará. Partiram no dia 5 de novembro de 1910 a bordo do navio “Clemente”, e chegaram ao Brasil em 19 de novembro, um dia de sol causticante.

Ao desembarcarem do navio, sem serem esperados por alguém, dirigiram-se a uma praça, onde fizeram a primeira oração em solo brasileiro. Jesus providenciou tudo em benefício deles dois. Foram levados à Igreja Batista, onde se hospedaram, e conheceram Adriano Nobre, que arranjou emprego para Daniel Berg e contratou um professor de português para Gunnar Vingren, que, à noite, transmitia o que aprendera ao companheiro de jornada missionária.

No dia 18 de junho de 1911, após serem expulsos da Igreja Batista, Daniel Berg e Gunnar Vingren, juntamente com 19 membros que foram disciplinados, por terem aceitado a mensagem pentecostal, fundaram a Assembleia de Deus no Brasil, que se estabeleceu no Norte; depois, no Nordeste; e chegou ao Sudeste, Sul e Centro-Oeste do Brasil, a fim de se tornar a maior denominação evangélica de nosso país, e, quiçá, de todo o mundo.

Pr. José Wellington Bezerra da Costa

Presidente do Ministério do Belém e da CONFRADESP

Join the Discussion

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Pausar
você está ouvindo: AD Belém FM 80.9 - ao vivo