Assembleia de Deus Belém – Sede

EBO inicia plenárias durante o dia na AD Belém

Evento acontece na sede do Ministério

A EBO (Escola Bíblica de Obreiros), no seu segundo dia, no período da manhã, teve lugar três ministrações de ensinamentos para as centenas de obreiros presentes e outros milhares de forma online, através do canal da TV AD Belém no YouTube.

Pr. José Wellington Bezerra da Costa com a apostila da EBO

Pela manhã, ministrou o Pastor Wilson Faraço (setor de Pinheiros), cujo tema foi: ‘A autoridade servidora de Cristo em Marcos 10.35-45’. O texto aborda a atitude ambiciosa dos filhos de Zebedeu, Tiago e João, pedindo lugares de destaque no Reino de Cristo. ‘O equívoco deles consistia em imaginar o Reino de Deus como uma estrutura de dominação semelhante às que conheciam em sua cultura, em vez de compreendê-lo como espaço do serviço obediente’. Algumas aplicações ministeriais foram feitas, à saber:

  1. Não há glória sem cálice, nem vitória sem cruz;
  2. Liderar no Reino é estar pronto para sofrer antes de ser exaltado;
  3. O batismo do obreiro não é de títulos, mas de lágrimas e renúncia;
  4. A mesa do Senhor não é de privilégios, mas de sacrifícios;
  5. Quem não aceita o cálice da dor jamais provará o cálice da glória;
  6. No reino, mandar não é o alvo; servir é a Missão;
  7. A grandeza do obreiro não se mede por cargos, mas pelo quanto se ajoelha;
  8. Autoritarismo afasta, mas serviço aproxima o rebanho do pastor;
  9. Quem busca ser o primeiro deve estar disposto a ser o último;
  10. Liderança cristã não é coroa de ferro, é toalha de servo.
Pr. Wilson Faraço

Após um louvor, Já no segundo período, pregou a mensagem o pastor Elias Camilo (setor da Lapa), com o seguinte tema: ‘De volta ao início’, baseado em Gênesis 35.1-15. Nas suas palavras: ‘O retorno de Jacó a Betel foi especial, foi ali que Deus falou com ele a primeira vez e agora, de volta, Betel se tornaria um refúgio. Três coisas estabelecem Betel como um refúgio: o altar, a reafirmação da promessa e a coluna de pedra que traduz lembrança’. E ainda: ‘Precisamos estar sempre atentos e sensíveis a voz do Espírito Santo, no sentido de, no meio da caminhada, se necessário, subir a Betel, ou seja, voltar ao ponto de chamada e renovar o compromisso da caminhada’.

Pr. Elias Camilo

Concluindo o período da manhã, a terceira mensagem foi ministrada pelo pastor Edi Vinagre (presidente da AD Min. Vila Bela) com o sugestivo título: ‘Discipulado ministerial – Autoridade espiritual’, baseado em Romanos 13.1-7. Segundo sua interpretação, a função da autoridade passa por: ‘manter a governabilidade, preservar o foco da visão, guardar a unidade e atrair bênção e vida’. E ainda: ‘Deus delega sua autoridade em três níveis: espiritual – anjos, igrejas e ministérios; natureza – sol, lua, estrelas, mar, vento; homens – famílias, governos, líderes. E o propósito da autoridade delegada é sempre o mesmo: estabelecer governo, manter a ordem, a ordem gera unidade e a unidade atrai bênção e vida’.

Pr. Edi Vinagre

Após o intervalo do almoço, no período da tarde, foram duas plenárias. A primeira ministração ficou à encargo do Pastor Elias José da Silva (AD Belém – sede), que trouxe a temática: ‘Os cuidados do pastor com a igreja de Jesus Cristo’, baseado em Efésios 4.11,12. Em sua abordagem ele destacou três coisas que Deus não dá a ninguém: a sua igreja, a sua glória e o seu louvor. Depois disso ele discorreu sobre os cinco dons ministeriais dispostos em Efésios 4.8 e sobre a armadura de Deus em Efésios 6.10-17.

Pr. Elias José da Silva

Já na segunda prédica do período da tarde ministrou o Pastor Rodrigo Ursino (setor de Guarulhos) que ministrou no tema: ‘O arrebatamento da igreja: uma defesa do pré-tribulacionismo’, que tem como base três textos bíblicos: 1 Tessalonicenses 4.16,17; Apocalipse 3.10 e 1 Tessalonicenses 5.9. Ele fez uma distinção entre a Igreja e Israel e falou sobre a ausência da Igreja durante a Tribulação em Apocalipse. Discorreu sobre o caráter de Deus e a proteção dos justos; a iminência do arrebatamento e de exemplos tipológicos do pré-tribulacionismo. Essa doutrina convida os cristãos a se prepararem para o encontro com Cristo a qualquer momento, fortalecendo a fé e a perseverança.

Pr. Rodrigo Ursino

Em conclusão do 2º dia, no culto da noite, o presidente do Ministério, o pastor José Wellington Bezerra da Costa dirigiu os trabalhos, que contou com a participação de irmãos vindos de vários setores, observando a escala. Ministrou a Palavra de Deus o pastor Erivaldo de Jesus (setor de Vila Espanhola) sob o tema: ‘Quem é Deus’? Analisando a doutrina da Trindade à luz da Bíblia, o pregador fez uma análise da Revelação de Deus no Antigo Testamento, principalmente no livro do profeta Isaías e disse que Deus é incomparável, Deus é único e Deus também é Triúno. Ele ainda mencionou que o conhecimento de Deus é gradual e progressivo.

Pr. Erivaldo de Jesus

A EBO acontece todos os dias na sede da Assembleia de Deus Ministério do Belém na Rua Dr. Fomm, 140 – Belenzinho. Participe!

A Redação

Join the Discussion

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Pausar
você está ouvindo: AD Belém FM 80.9 - ao vivo