Quarta-feira foram mais três plenárias com seis ministrações

Em continuidade a EBO, no dia 1º de outubro, a plenária da manhã contou com o 1º ministrante: o pastor Esequias Soares (AD Jundiaí) que pregou no tema ‘os principais gêneros literários do Novo Testamento’, baseado em Lucas 1.1-4 e 2 Pedro 3.15,16. O Pastor Esequias discorreu sobre textos narrativos nos evangelhos e em Atos; as Epístolas Paulinas e Gerais e o Livro do Apocalipse. Ele disse: “Os ensinos bíblicos não têm prazo de validade, são úteis ainda nos dias de hoje, por meio de uma leitura do texto que siga os princípios de interpretação e contextualização. Nós aprendemos com os erros e acertos das personagens bíblicas. A vontade do Espírito Santo é que todos os filhos de Deus sigam o exemplo dos fiéis e não repitam os erros dos infiéis. Assim, todos os escritos do Novo Testamento são atuais”.

No segundo horário, ministrou o pastor Flauzilino Araújo dos Santos (setor de Santana), que tratou o tema ‘Autoridade pastoral X abuso pastoral’, com base em Jeremias 3.15, ele frisou: “O abuso espiritual ou pastoral é uma chaga aberta que atinge não só as vítimas, mas todo o corpo da igreja e ministério. Por isso, quando um pastor ou obreiro comete abuso não pode ser protegido pelo silêncio, nem acobertado por conveniências: deve ser chamado à responsabilidade. E, conforme a gravidade de seu ato deverá ser imediatamente afastado, para que o rebanho seja preservado e o nome do Senhor Jesus não seja envergonhado”.

Antes de terminar o período da manhã, ministrou o presidente do Ministério do Belém e da CONFRADESP, o Pastor José Wellington Bezerra da Costa, que se debruçou sobre o tema ‘A Igreja e a Família’, com base nos textos de Mateus 7.24-27; Efésios 5.32,33; 6.1-4 e 1 Timóteo 5.8. Ele ressaltou: “Cuidado! A chuva vem de cima; são as dificuldades que chegam até nós! O maior perigo são os rios que passam por baixo, são as dificuldades criadas por nós no meio da igreja. Permaneçamos edificados na Rocha, Jesus, e a nossa casa espiritual estará sempre firme e segura”.

Após o intervalo do almoço, no período da tarde, no 1º horário ministrou o Pastor Eli Martins (AD São Carlos) que usou o tema ‘Chamado sim, pronto não: o preço da liderança antes da Missão’, com base nos textos de Êxodo 2.11-15 e Atos 7.23-29. O Pastor Eli ressaltou algumas características de um verdadeiro líder: “O líder carrega a dor do povo, o líder sofre com a incompreensão, o líder é rejeitado pelos seus, o líder é tratado no deserto e o líder é forjado no anonimato. Quando Deus chama, não é apenas um convite – é uma missão que nasce no coração dele e floresce o nosso sim”.

No segundo período pregou o Pastor Wuanderson Spirlandelli (setor de Caieiras), que teve como tema ‘Os obreiros devem ser os guardiões da Igreja de Jesus Cristo’, com base em 1 Timóteo 7.14. Algumas lições que o Pastor Wuanderson enfatizou: conscientizar os crentes sobre o perigo da apostasia, educar o povo de Deus, reprovar e repreender com graça, declarar todo o conselho de Deus e repreender e expor os falsos ensinos”. E ainda: “Devemos valorizar profundamente o que recebemos do Senhor e sermos obreiros guardiões dos princípios cristãos”.

Para terminar os trabalhos do dia, no culto da noite ministrou o Pastor Elias Torralbo (setor de Mogi das Cruzes), que pregou sob o tema ‘A fé que trabalha em nós’ baseado em Hebreus 11.39,40; 12.1. Ele ressaltou: “A nuvem de testemunhas não são os demônios dizendo: ‘Vai perder’! E nem os anjos dizendo: ‘Vai ganhar’! São os heróis da fé do capítulo 11 dizendo: ‘Eu quero ver o que vocês vão fazer com o que nós começamos’. E ainda: “O embaraço vem antes do pecado. Ninguém começa pecando; começa se embaraçando; por isso Paulo diz a Timóteo: ‘O bom soldado de Cristo não se embaraça com as coisas da vida’. O Senhor Nosso Deus é poderoso para cortar os embaraços antes que você caia”.


A Redação