Períodos da manhã, tarde e noite
Nesta quarta-feira, dia 24, aconteceu o 4º dia da EBO (Escola Bíblica de Obreiros) no Ministério do Belém. Quem iniciou os trabalhos no período da manhã foi o pastor Emanuel Barbosa Martins Junior (AD Birigui), que trouxe o seguinte tema: ‘Um ministério genuíno’, com base na carta de Paulo aos Romanos 1.1-15. O pregador trouxe algumas lições importantes baseado nessa temática: “um obreiro genuíno sempre será um servo genuíno; um obreiro genuíno tem uma chamada genuína, que deve ser exercida com humildade, oração, respeito e gratidão. E por fim, um obreiro genuíno carrega uma mensagem genuína”.


Dando continuidade na programação, no segundo horário ministrou o pastor Sisaque Valadares (AD Rio Claro), que trouxe o tema: ‘João Batista: um ministério impactante’, com texto em Mateus 3.1-12. Algumas características de um ministério impactante, segundo o pastor Sisaque: a certeza da vocação divina (Lc.1.76); uma vida consagrada inteiramente ao Senhor (Lc.1.74,75), uma vida cheia do poder do Espírito Santo (Lc.1.15-17); ter uma vida de oração e conhecimento da Palavra de Deus (Lc.1.80); uma vida centrada em Cristo (Lc.1.77); uma vida em dedicação total ao Senhor (Lc.3.3) e por fim, uma vida de total dependência de Deus (Lc.7.18-23).

Concluindo o período da manhã, o último a ministrar foi o pastor Roberto dos Santos (AD Brasília) com o tema: ‘A forma trinitária da pregação’, baseado em 1 Coríntios 2.1-16. Em sua prédica, ressaltou o seguinte: ‘Nossa conversa sobre Deus deve, portanto, começar e terminar com o que Deus falou sobre si mesmo. Pregar não é especular sobre a natureza, a vontade ou os caminhos de Deus, mas dar testemunho do que Deus falou sobre si mesmo. A pregação não consiste em especulação, mas em exposição”. E ainda: “Espere que Deus fará algo na pregação quando você está no púlpito. Não pense que será algo comum e sim que seja o ponto de virada na vida de alguém”.

No período da tarde, no primeiro período ministrou o pastor Davi José da Silva (setor de Cidade Ipava) com o sugestivo tema: ‘O mordomo infiel e a administração fiel dos bens de Deus’, com base em Lucas16.1-13. “A parábola do mordomo infiel nos ensina a importância da boa administração dos recursos que Deus nos dá. Somos chamados a sermos fiéis e sábios, investindo em coisas que tem valor eterno. Que possamos viver de forma a glorificar a Deus em tudo que administramos, sendo mordomos fiéis e prudentes em sua obra. Tudo o que temos pertence a Deus, e Deus nos chamará para prestarmos contas. Como será que estamos administrando os recursos que Deus tem nos dado através de nosso ministério”?

Em continuação do culto da tarde, a segunda plenária foi aplicada pelo pastor Jonas Mendes (AD Cuiabá) com o seguinte tema: ‘Limites que guardam: o exercício saudável da autoridade no Reino de Deus’, baseado em Gênesis 1.27,28. Em sua prédica, destacou as duas árvores colocadas no Jardim do Éden; a árvore da vida e a do conhecimento. “Em Apocalipse 2.7 e 22.2,14 a árvore da vida ocupa sozinha o centro, pois a comunhão com Deus é irrestrita e a vida eterna irrevogável. A ausência da árvore do conhecimento na eternidade mostra que o tempo de prova se encerrou e o limite entre o Criador e a criatura será eternamente reconhecido e amado, não testado”.

Para encerrar os trabalhos do 4º dia, mais um culto com a participação de vários setores vindos de toda Região Metropolitana de São Paulo, dirigido pelo vice-presidente do Ministério, o pastor José Wellington Costa Junior, que teve como preletor o pastor Jander Magalhães (AD Ipanema-MG), que ministrou em 1 Timóteo 3.14,15, sobre o tema ‘A Igreja continua viva’. No início, o pastor falou sobre o seu chamado a Cuba, dizendo que Deus lhe comunicou: ‘Eu tenho plano, eu tenho projeto e eu tenho recursos; estou procurando que acredita no plano e no projeto, porque o recurso é meu’. E ainda: ‘A Igreja é a casa de Deus, igreja do Deus vivo e a coluna e a firmeza da verdade’. O Pastor José Wellington Bezerra da Costa ministrou a bênção apostólica.


A EBO acontece todos os dias na sede da Assembleia de Deus Ministério do Belém na Rua Dr. Fomm, 140 – Belenzinho. Participe!
A Redação