Assembleia de Deus Belém – Sede

A 79ª EBO continua com mais estudos bíblicos

Períodos da manhã, tarde e noite

O 3º dia da Escola Bíblica de Obreiros do Ministério do Belém deu-se início com a ministração do pastor Elienai Cabral (AD Curitiba), que discorreu sobre o tema ‘A vontade de Deus’, baseado em Romanos 12.2 e Colossenses 1.9,10. Deus, segundo o pastor Elienai, é cognoscível, ou seja, Ele se dá a conhecer, e entre os atributos que revelam a vontade de Deus se classificam os atributos comunicáveis e os incomunicáveis. Em um segundo aspecto, sobre a vontade moral de Deus, vemos a vontade perceptiva (os preceitos), a vontade preventiva (com respeito ao futuro), e a vontade permissiva, diferente de sua vontade soberana, e conclui: “Deus tem um plano individual para cada crente”.

Pastor Elienai Cabral

Após a 1ª prédica, foi a vez do pastor Luiz Cézar Mariano, que é presidente do Conselho Fiscal da CGADB, que propôs a seguinte temática: ‘A Igreja e o Reino de Deus’, baseado em Marcos 1.14-17. “A condição necessária e fundamental para se entrar no Reino de Deus é: ‘Arrependei-vos e crede no Evangelho’”. O Reino de Deus significa justiça, paz e alegria. Segundo o pastor Mariano, “…na disposição presente, o reino é espiritual e se contrapõe veementemente ao reino de Satanás”. Resta a nós escolhermos de que lado iremos ficar.

Pastor Luiz Cézar Mariano

Concluindo o período da manhã, ministrou o pastor Rafael Pereira (AD Pouso Alegre-MG), que desenvolveu o seguinte tema: ‘Assim trabalhávamos na obra’, baseado em Neemias 4.21: “Assim trabalhávamos na obra; e metade deles empunhava as lanças, desde o raiar do dia até o anoitecer”. O pregador listou alguns princípios a serem seguidos: o princípio da realidade, da inquietação, da confissão, do planejamento, do respeito e do trabalho, onde metade trabalhava e metade protegia quem trabalhava. “O Reino avança com mãos que edificam, olhos que vigiam, ouvidos atentos à trombeta e os corações unidos em um mesmo propósito”.

Pastor Rafael Pereira

Depois do intervalo para o almoço, ministrou no primeiro horário da tarde o pastor Jeremias Borges, 2º Tesoureiro do Ministério do Belém, com o tema: ‘Instrumentos nas mãos do Senhor’, inserido no texto bíblico de 2 Reis 4.8-37. Depois de uma leitura extensa, o pastor reforçou a ideia de que Eliseu ficou um tempo sendo servo do profeta Elias, um servo fiel. Eliseu tinha um testemunho exemplar, era cuidado pelo Senhor que usou a sunamita para construir uma acomodação para que o profeta pudesse descansar. Um quarto, que fala de proteção, junto ao muro, que simboliza proteção, com uma cama, que traduz-se em descanso, uma mesa, que simboliza comunhão, uma cadeira que nos fala de posição, honra, autoridade e por fim, um candeeiro que diz respeito à presença de Deus no meio de seu povo. “A história da mulher sunamita é um chamado à autoavaliação, à busca pela restauração divina e a um compromisso inabalável com Deus”.

Pastor Jeremias Borges

Ainda no período da tarde, depois de um louvor e a coleta de ofertas, deu-se espaço para a 2ª mensagem, com o pastor Jorge Rabello (AD Belém – sede) com o seguinte tema: ‘O obreiro superando os fracassos e os desafios contemporâneos’ com base na passagem de Hebreus 11.34 – “…extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros” – (ARA). Em suas palavras: “Glorioso é conviver com as conquistas, vitórias e crescimento ministerial, mas também, temos que entender que os fracassos e derrotas podem ser sementes que geram em nós humildade”. E ainda: “Há obreiros que são pretensos eruditos (sabichões), ingratos, incrédulos, amantes de si mesmos, atrevidos e enfatuados (cheios de vaidade e presunção). Um servo necessita ser obediente, persistente e abnegado”.

Pastor Jorge Rabello

Para concluir o 3º dia, no período da noite ministrou o pastor Genildo Simplício (setor de Itaquaquecetuba) que pregou na passagem da mulher samaritana em João 4.4-14,41. O pregador contextualizou a passagem discorrendo sobre o problema cultural entre os judeus e os samaritanos e a problemática da mulher em seus relacionamentos. O pastor detalhou a passagem em três fases principais: a fase do cântaro, que fala de tudo o que aquela mulher carregava em sua vida, todas as suas mazelas e angústias; a fase do poço, que representa a obrigatoriedade que aquela mulher tinha de todo dia ir ao poço; e por fim, a fase da fonte, que só Jesus pode oferecer. “A fonte brota na vida de cada crente, enche a cada vida e transborda em todo aquele que tem fé. Saia do cântaro, saia do poço e avance na fonte que é Jesus”!

Pastor Genildo Simplício
Pastor José Wellington Bezerra da Costa

A EBO acontece todos os dias na sede da Assembleia de Deus Ministério do Belém na Rua Dr. Fomm, 140 – Belenzinho. Participe!

A Redação

Join the Discussion

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Pausar
você está ouvindo: AD Belém FM 80.9 - ao vivo