Assembleia de Deus Belém – Sede

1º Encontro Teológico CPAD em São Paulo

Evento foi realizado no auditório da FAESP

Nos dias 25 a 27 de julho, aconteceu o 1º Encontro Teológico CPAD, no auditório da FAESP, na Rua Conselheiro Cotegipe, 273, Belenzinho, São Paulo/SP. A solenidade de abertura foi realizada na quinta-feira à noite, com a presença do presidente do Ministério do Belém e da CONFRADESP, pastor José Wellington Bezerra da Costa, que junto, com o vice-presidente, pastor Wellington Junior, discursaram no evento. A direção dos trabalhos esteve sob a responsabilidade do irmão Ronaldo Rodrigues de Souza, diretor-executivo da CPAD. O tema do evento foi: A Teologia e os Desafios da Contemporaneidade, que contou com oito plenárias e mesa de debates, além da entrega de certificados. A anfitriã do Encontro foi a FAESP, sob a liderança do pastor Elias Rangel Torralbo, seu diretor-executivo.

Plenária no culto de abewrtura do 1º Encontro Teológico CPAD/FAESP

            Em discurso, na abertura, o pastor José Wellington pontuou: “Para aprimorar ainda mais nosso Ministério, estamos avançando, e este é o primeiro de muitos, que em todo o Brasil ainda irão acontecer, para que haja um interesse especial no conhecimento teológico dos obreiros da Assembleia de Deus”. O pastor Wellington Junior, em sua prédica, baseada em 2 Tessalonicenses 2.15, relatou: “A Palavra de Deus ensinada, e guardada por todos nós, é o antídoto contra as falsas doutrinas, contra os modismos que muitos pregadores têm trazido nestes últimos dias. A Assembleia de Deus continua moldada pela Palavra de Deus e pelo Espírito Santo”. O irmão Ronaldo comunicou aos presentes que, justamente neste trimestre, comemoramos cem anos de ensino na Escola Bíblica Dominical, iniciado como encarte do periódico Boa Semente, no terceiro trimestre de 1924.

Pr. José Wellington Bezerra da Costa celebra a abertura do evento
Pr. José Wellington Costa Junior pregou no culto de abertura

             No segundo dia do Encontro, começaram as plenárias. O pastor Esequias Soares, presidente da AD Belém em Jundiaí/SP, foi o primeiro a discursar sobre “A importância do Ensino da Apologética”. Ele declarou: “Ela explica a Bíblia. Às vezes, você lê o texto e não entende. A apologética não é apenas uma defesa, mas uma explicação, um esclarecimento. Todos os crentes precisam saber explicar aquilo que eles creem”. Essa plenária contou com o pastor José Wellington na mesa de debatedores, onde os participantes puderam elaborar perguntas para serem respondidas pelos palestrantes. A segunda plenária foi introduzida pelo pastor Claiton Pommerening, da AD em Santa Catarina, que discursou sobre “Sinergismo na Soteriologia Pentecostal”. Falou sobre a necessidade de um crente pentecostal defender o sinergismo no embate contra a predestinação. Ele relatou: “Se Deus tem prazer em que alguém peque, para assim ser lançado no inferno, para satisfazer sua soberania, esse Deus é um tanto cruel. Por isso, o sinergismo é uma resposta correta ao caráter bondoso e amoroso de Deus, porque o amor pressupõe a liberdade, e Deus não seria amoroso, se não facultasse ao ser humano a liberdade de escolha quanto a sua salvação e o seu destino eterno”.

Pr. Esequias Soares discursou sobre Apologética
Pr. Claiton Pommerening palestrou sobre a doutrina sinergista

            No período da tarde, o pastor Valmir Nascimento, da AD em Mato Grosso, discorreu sobre “Introdução a Cosmovisão Pentecostal”. Ele declarou: “Esse assunto é de grande relevância na atualidade, exatamente para refletirmos como a fé pentecostal enxerga a realidade. Como a ética pentecostal enxerga a cultura, a política e os temas atuais”. Já no segundo período, o escritor e teólogo norte-americano Craig Keener falou sobre “O poder do Espírito Santo sobre a Obra Missionária”. Ele discorreu sobre a importância de ficar em Jerusalém e ’não sair de casa sem Ele’. Disse que o evangelho de Lucas começa e termina com o Templo em Jerusalém, mas, em Atos, vai de Jerusalém até Roma.

Pr. Valmir Nascimento discorreu sobre Cosmovisão Pentecostal
Craig Keener discursou sobre o poder do Espírito Santo na obra missionária

            À noite, a palestra ficou a cargo do pastor Douglas Baptista, da AD em Brasília/DF, que discursou sobre: “Introdução à Hermenêutica Pentecostal”, e falou sobre a diferença entre uma hermenêutica bíblica e uma hermenêutica originalmente pentecostal. Ele disse: “A hermenêutica, na perspectiva pentecostal, faz uso do método histórico-gramatical, e apresenta outros elementos, como, por exemplo, a iluminação do Espírito Santo e a experiência. Aquilo que a Igreja primitiva experimentou, nós também podemos experimentar hoje”.

Pr. Douglas Baptista falou sobre Hermenêutica Pentecostal

            No sábado pela manhã, o palestrante foi o pastor Alexandre Coelho, da AD no Rio de Janeiro/RJ, que falou do seguinte tema: “A Profecia na Experiência Pentecostal”. Ao falar sobre a importância da profecia no século XXI, disse: “Nós, das Assembleias de Deus, somos fruto de uma profecia trazida a dois suecos que estavam nos EUA, e que creram naquela palavra, não como canônica, mas como uma orientação específica de Deus, para que viessem ao Brasil, a fim de compartilharem sobre a experiência pentecostal que tiveram”. Após um período de debates, a plenária contou com a participação do pastor Elias Torralbo, diretor-executivo da FAESP, que falou sobre o tema: “Heresia e Ortodoxia à Luz das Escrituras”. Ele trabalhou temas como a secularização, a globalização, a pós-modernidade e o relativismo.

Pr. Alexandre Coelho frisou a temática sobre a profecia na experiência pentecostal
Pr. Elias Torralbo discursou sobre Heresia e Ortodoxia à luz das Escrituras

            No encerramento do evento, no período da tarde, Craig Keener (EUA) discorreu sobre o tema: “O Espírito e o Conhecimento do Coração de Deus”. Ele disse que a presença de Deus não é algo que temos de trabalhar, nem mesmo esperar por um sentimento, e sim sobre o Espírito que vive em nós, que seguimos a Jesus.

Craig Keener encerrou as plenárias

            Os participantes também deram suas impressões sobre o evento. Daniel Batista, da AD Belém em Embu Santa Emília, Setor 47, aluno da FAESP declarou: “Eventos como esse ajudam os alunos da FAESP a compreenderem os pontos principais do Pentecostalismo”. Já o presbítero José Iris, do Setor da AD Belém em Campo Limpo, comentou: “Traz muita clareza para nós estes eventos; estou muito satisfeito”. Rebeca Lopes, da AD Belém-sede, afirmou: “O evento foi muito esclarecedor em relação a todas as pautas abordadas”. Alguns participantes vieram do Estado do Amapá, como a professora Naidia Monte Verde, que afirmou: “Esses temas trazem base para fundamentar a nossa fé em relação ao que acontece no mundo, e assim podemos contrapor àquilo que vem contra nossa fé”.

            O irmão Ronaldo, diretor executivo da CPAD, concluiu: “A Casa Publicadora, aliada aos eventos, tem publicado obras relevantes de autores nacionais e internacionais, e cremos que desta forma a CPAD cumpre seu papel. Outros encontros como esse virão”.

Pastor Joab recebe o certificado das mãos do irmão Ronaldo Rodrigues de Souza
Espaço CPAD foi inaugurado na ocasião
Show room CPAD
Mesa de debates
Plenária
Plenária
Equipe da cozinha pronta para receber os participantes

Join the Discussion

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Pausar
você está ouvindo: AD Belém FM 80.9 - ao vivo